Revisão de livros didáticos: garantia da qualidade do material produzido

O texto de um livro didático tem por objetivo sintetizar, da melhor forma, um assunto dentro de determinada área do conhecimento, adaptando-se sempre ao nível de compreensão dos alunos que vão utilizá-lo.

Mas por mais que haja essa preocupação com a qualidade do material que se produz, seja a riqueza de seu conteúdo, seja a adequação de sua linguagem, não é difícil encontrar livros didáticos com erros ortográficos, de concordância, e até, muitas vezes, erros de informação. Ou seja, um tipo de erro que poderia ser evitado com a revisão de livros didáticos.

Os livros didáticos passam por avaliações do Ministério da Educação, a partir de determinados critérios. Muitos dos livros didáticos acabam sendo reprovados pelo ministério por conta de linguagem inadequada, da pobreza visual e de informações desatualizadas. Por mais cuidadosa que seja a produção do material, é imprescindível que haja a revisão dos livros didáticos na sua finalização.

Revisão de livros didáticos: a coerência do conteúdo

Além do mais, como são produzidos em capítulos, em blocos de temas, é necessário que haja complementaridade entre um assunto e outro, há que se garantir a continuidade da linguagem, das tarefas propostas, da linha de raciocínio. Fatores que podem ser alcançados com a revisão de livros didáticos. Afinal, por ser escrito por dois ou mais autores, muitas vezes, esses detalhes passam despercebidos, comprometendo a originalidade e a qualidade do material.

E como nessas publicações a qualidade deve ser prioritária, todo e qualquer detalhe é importante e deve ser cuidadosamente analisado. A formação dos estudantes é algo de extrema importância, e um autor não pode correr o risco de deixar passar erros no material que produziu. O erro não intencional, é claro, mas um autor pode ficar associado a ele, pela falta de algo simples e necessário como a revisão de livros didáticos.

Para entrar em contato, clique aqui.

 
Revisão de texto
  Tipos de textos revisados
Trabalhos acadêmicos
Jornais, revistas, periódicos
Fôlder
Flyer
Livros
Livros didáticos
Manuais
Textos farmacêuticos
Textos para rádio e TV
Sites
Cardápios