Revisão de jornais, revistas e periódicos: uma atividade necessária

A cada semana, nos deparamos com comentários de linguistas, competentes professores de português ou dos próprios jornalistas acerca dos erros encontrados nos periódicos e nas suas manchetes, bem como correções desta ou daquela informação, veiculada com dados inexatos.

Até mesmo periódicos de grande circulação possuem falhas nas versões impressa e on-line. Erros gramaticais, parágrafos incompletos, frases sem sentido aparecem todos os dias e poderiam ser evitados com uma boa revisão de jornais, revistas e periódicos em geral.

Por mais que a estrutura jornalística ofereça a possibilidade da revisão, não é o que ocorre em todas as redações. Muitos textos são produzidos de forma independente, por free-lancers; e tendo em vista o ritmo das publicações, nem sempre é possível a adequada revisão de artigos de jornais, revistas e periódicos em geral.

Revisão de jornais e periódicos: credibilidade do conteúdo

Por outro lado, essa deveria ser uma preocupação constante das pessoas envolvidas em tais meios de comunicação, pois o objetivo de jornais, revistas e periódicos é informar, mas também ter credibilidade, ser considerado sério.

Essas características são obtidas através da coerência, da qualidade e da clareza dos textos. A pressa em divulgar uma notícia, a ânsia de ter o “furo jornalístico” pode ter consequências nem sempre positivas, por conta de um erro de informação, de uma frase mal colocada ou de uma expressão mal utilizada.

Embora seja uma atividade meticulosa, a revisão de jornais, revistas e periódicos também pode ser feita em prazos mais curtos, garantindo a rapidez de divulgação da notícia, sem deixar de lado a seriedade da atividade.

Para entrar em contato, clique aqui.

 
Revisão de texto
  Tipos de textos revisados
Trabalhos acadêmicos
Jornais, revistas, periódicos
Fôlder
Flyer
Livros
Livros didáticos
Manuais
Textos farmacêuticos
Textos para rádio e TV
Sites
Cardápios