Revisão gramatical: clareza e coerência para o texto

A produção de todo e qualquer texto deve levar em conta os princípios e as regras da língua. O português, por exemplo, nem sempre apresenta regras simples, embora essas sejam necessárias para um texto bem estruturado e claro.

Muitas vezes, o processo de criação textual acaba ignorando detalhes que podem comprometer todo o texto produzido. Assim, a revisão gramatical torna-se imprescindível, garantindo a clareza e a coerência do que se escreve.

Revisão gramatical: as variações linguísticas sempre devem ser levadas em conta

Há ainda o raciocínio de que a revisão gramatical pode tornar um texto enfadonho e árido, concentrando-se apenas na boa aplicação de regras precisas. E isso não é verdadeiro, uma vez que a língua é dinâmica, bem como toda a produção de textos.

Dessa forma, a revisão gramatical atenta para as variações linguísticas, sejam elas regionais, específicas de uma época, faixa etária ou representativas de determinada área do conhecimento, com seu vocabulário próprio.

Ou seja, as regras gramaticais são válidas para todas as formas de expressão, mas também devem estar coerentes no texto produzido, de acordo com as características próprias dele.

Há a linguagem denominada padrão, mas isso não significa que todas as outras estejam incorretas. Logo, a revisão gramatical leva em conta as variações linguísticas e busca a clareza e a coerência específicas de cada texto, considerando o estilo do autor e o tema abordado.

Revisão gramatical: importância do contexto e dos objetivos da produção textual

Afinal, a forma não deve ser o único aspecto levado em conta num determinado texto, mas seu conjunto. Às vezes, boas ideias acabam por passar despercebidas, simplesmente porque a forma de exprimi-las não atingiu os leitores. Ou ainda, muitos textos trazem as regras gramaticais corretamente aplicadas, mas as frases parecem vazias, seu sentido se perde.

A revisão gramatical também ajuda a eliminar determinados vícios de linguagem que muitos textos acadêmicos ou técnicos apresentam. O mesmo ocorre com campanhas publicitárias ou mesmo descrição de determinado produto ou serviço. Seja qual for o objetivo que pretenda atingir – informar, descrever, vender, apresentar, divertir etc. – o texto deve estar bem estruturado e coerente com sua função.

Para entrar em contato, clique aqui.

 
Revisão de Texto
  Tipos de textos revisados
Trabalhos acadêmicos
Jornais, revistas, periódicos
Fôlder
Flyer
Livros
Livros didáticos
Manuais
Textos farmacêuticos
Textos para rádio e TV
Sites
Cardápios