A revisão de texto

Revisão de texto ortográfica e gramatical

O português não é uma língua simples, possui regras complicadas, difíceis de aplicar. Além do mais, a rapidez com que as informações chegam a nós, atualmente, é cada vez maior, não havendo muito tempo para que o autor de um texto verifique seus erros. Assim, todo e qualquer conteúdo publicado merece uma revisão de texto.

A primeira etapa da revisão de texto é a correção ortográfica e gramatical, pois, muitas vezes, a repetição de uma palavra passa despercebida, como também pequenos erros ortográficos, de conjugação verbal ou de emprego de determinadas palavras e expressões.

Essa modalidade de revisão de texto é etapa fundamental, uma vez que elimina vícios de linguagem e dá clareza às ideias apresentadas, além de fazer a adequação às normas da ABNT.

Orientação de texto

Uma boa revisão de texto leva em consideração não apenas a forma do texto, com a correção ortográfica e gramatical, mas também aponta sugestões para aprimorar a estrutura e a coerência do que foi escrito.

Uma ideia deve chegar a seus leitores de forma interessante e inteligível, e ela pode perder o seu sentido se não for bem expressa. Assim, há a necessidade da segunda fase da revisão de texto: a orientação de texto.

A revisão de texto profissional considera sempre o estilo de quem escreveu, afinal, as ideias também são expressas por determinadas características e ritmos de escrita, próprios de cada autor. Uma orientação de texto de qualidade deve ter em vista esses aspectos, uma vez que o sentido do texto é dado pelo autor, e não pelo revisor de textos.

Para entrar em contato, clique aqui.

 
  Tipos de textos revisados
Trabalhos acadêmicos
Jornais, revistas, periódicos
Fôlder
Flyer
Livros
Livros didáticos
Manuais
Textos farmacêuticos
Textos para rádio e TV
Sites
Cardápios